Julho Verde – Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço Julho Verde

Quarentena, depressão e câncer

Devemos estar atentos. Nunca antes um “Julho Verde” foi tão importante!

Tenho observado, esse mês no consultório, vários casos de pacientes com depressão e diagnósticos de neoplasias malignas. Alguns desses pacientes demoraram semanas até procurar atendimento médico após o início do aparecimento dos primeiros sinais e sintomas.
Há vários estudos, na literatura médica, que fazem associação entre quadros depressivos e aparecimento de neoplasias malignas por alterações do sistema imune. Estamos vivendo uma época sem precedentes em que, nunca antes, foi tão importante alertar a população em relação à prevenção do câncer de Cabeça e Pescoço. “O câncer está na cara, mas às vezes, você não vê!”

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Começou dia 10 de abril a “Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe”.
Existem vários vírus respiratórios que podem causar gripes e resfriados, mas o vírus que causa doença mais grave é o do tipo Influenza (contra o qual a vacina é feita). A instalação do vírus no organismo humano geralmente acontece na região da garganta, nariz ou seios da face.
O público alvo da campanha abrange: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. No entanto, qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida deve tomar a vacina na rede privada caso não esteja inserida em um dos grupos alvos. Você pode ser saudável e não desenvolver formas graves da doença caso seja infectado, mas pode transmitir o vírus para seu bebê ou avós que são mais suscetíveis às complicações decorrentes do Influenza.
A campanha vai até dia 31 de maio, mas o ideal é tomar a vacina o quanto antes, já que o organismo demora cerca de 15 dias após a mesma para desenvolver imunidade.

Dia mundial da voz!

dia-mundial-voz-ccpclinic

Hoje, dia 16 de abril, é comemorado o dia mundial da voz! A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os cuidados da preservação da voz. Muitas pessoas usam a voz como instrumento de trabalho: cantores, professores, médicos, advogados, enfermeiros, vendedores, etc. Essas pessoas estão constantemente em risco para desenvolver problemas vocais. As causas desses problemas incluem: doenças respiratórias, refluxo gastroesofágico, mau uso da voz, tumores na laringe, doenças neurológicas e trauma psicológico.
Dicas para evitar problemas na voz: beber bastante água, limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar umidificador de ambiente, evitar medicações que diminuem a lubrificação das pregas vocais e enxaguantes bucais que contenham álcool. É importante também manter hábitos de vida saudáveis: evitar o fumo, comidas apimentadas, exercitar-se com regularidade e manter um sono regular. Por último, a voz precisa ser usada de maneira inteligente. Falar em voz alta com frequência é muito prejudicial, mas o cochicho e o sussurro também podem ser maléficos. Ao notar tosse ou pigarros constantes ou alterações persistentes no timbre da voz, procure um cirurgião de cabeça e pescoço.